Um dos principais trompetistas brasileiros de sua geração, Paulo Ronqui chega a Tatuí para a apresentação do espetáculo “Pauliceia, Obras Paulistas para Trompete Solo”, dia 21 de novembro. Com entrada gratuita, o evento tem início a partir das 19h00 horas na Sala Villa Lobos do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos". O show é realizado pela 3S Projetos com o apoio do Grupo Musical Sexteto com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). A apresentação é baseada no CD de Paulo Ronqui que leva o mesmo título do projeto.
O espetáculo busca servir como meio de divulgação do repertório para trompete solo escrito por compositores paulistas, criando assim condições para que estimular o interesse pela prática de apreciação e interpretação da música escrita para este gênero musical, nas diferentes esferas da sociedade brasileira.
Paulo Ronqui escolheu seu repertório a dedo, buscando trazer os grandes clássicos da música nacional para o cenário erudito interpretado pelo músico a fim de valorizar e difundir o instrumento entre pessoas de todas as idades. O público poderá apreciar músicas como Invenção para trombeta, trompa e trombone de Osvaldo Lacerda, Concerto nº 1 para trompete de Edmundo Villani-Côrtes, Andante e Bollero de Sant’anna Gomes, entre outras que são de valor histórico para o gênero.
“Paulicéia, Obras Paulistas para Trompete Solo” foi uma ideia nascida em 2004, que busca ampliar a divulgação e a pesquisa sobre compositores paulistanos para o trompete. A execução de obras solo com diferenciadas instrumentações como acompanhamento trará ao público a oportunidade de ver, ouvir, apreciar e observar de forma mais intensa a interpretação desse instrumento como solista, em obras escritas originalmente para essa formação instrumental. Assim, o gosto pela música de câmara e o interesse em demonstrar a produção musical paulista para trompete solo reuniu esses músicos nesse projeto.
Sobre Paulo Ronqui:
O trompetista Paulo Ronqui destaca-se no cenário nacional e internacional pela sua musicalidade, qualidade técnica e carisma. Tem atuado como solista junto a diversas orquestras brasileiras realizando recitais e apresentações por países como Cuba, Japão, EUA e França. Foi vencedor do I Concurso de Música de Câmara promovido pela UNICAMP em 2006 e do I Concurso Nacional para Trompete Solo promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, no ano de 2004. Como pesquisador, atua em pesquisas da música brasileira para trompete solo e do naipe de trompetes no repertório orquestral brasileiro. Além de sua atividade orquestral, solo e ensino, é fundador e integrante do Grupo Metallumfonia, no qual realiza intensa pesquisa em música brasileira de câmara para metais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário