Do G1 -A campanha de doação de sangue realizada em Tatuí registrou um saldo de 300 doadores neste sábado (10).
O sangue coletado deve beneficiar até 900 pacientes vítimas de câncer, atendidos pelo Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. O local recebe, por mês, mais de 15 mil pessoas da região. De Tatuí, são 3 mil pacientes todos os meses.
A coleta foi realizada por profissionais do hemonúcleo do hospital no prédio da escola estadual Barão de Suruí. Entre os doadores, a sensação de poder ajudar era visível. “Um dia, quando eu precisar, tenho a certeza de alguém vai poder me ajudar também”, disse o servente Alison Felipe Vilava.
Para efetuar a doação, os voluntários participaram de uma triagem, preencheram um formulário e aferiram a pressão. O processo de doação durou 20 minutos.
A empresária Karina Oliveira participou da campanha pela segunda vez. Segundo ela, todos deveriam participar. “Acho que todo mundo deveria fazer o mesmo porque se você tem saúde e tem a possibilidade de ajudar alguém que precisa, acho isso muito importante. A gente sai daqui com a consciência de que estamos ajudando”, afirmou.
Segundo a coordenadora da campanha, Rita Corradi, a ação irá auxiliar toda a região. “Tatuí envia muitos pacientes para o hospital e, infelizmente, só fazemos a campanha duas vezes ao ano. Essa ação vai ajudar, e muito, o hospital”, disse ela.
Sem sangue disponível, o trabalho do hospital pode ser comprometido. “O perigo de não ter o sangue é o de parar toda cirurgia, todo procedimento de acidente grave, todo transplante de medula óssea. Essa campanha é fundamental”, afirmou o coordenador da coleta externa Cesar Martins da Costa. O servente Alison Felipe Vilava acredita que doar sangue traz a certeza de ser ajudado se passar pela mesma necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário