Os alunos de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, Oscar Aldama (piano) e Pedro Martinez (guitarrista) fazem um concerto especial com a Big Band do Conservatório de Tatuí no dia 6 de novembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira para comemorar a conclusão dos respectivos cursos.
No repertório da apresentação, Mambro Grosso e Chamama, músicas compostas por Aldama, e Mariana, escrita por Martinez. A Big Band do Conservatório de Tatuí também executará Coming About, Hang Gliding e Waltz for Toots, de Maria Scneider, Rio, de Nelson Faria, Volta e Meia, de Mário Campos. O show terá também as participações especiais do percussionista Álvaro Ponce de Leon e do sanfoneiro Beto Correa.
O aluno Oscar Aldama iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade no instituto Artístico Musical de Mimby do Paraguai com a professora Letícia Altamirano de Vera, sob a direção da professora Edith Monte de Altamirano. Em 1995, ele realizou um concerto como solista aos 10 anos. Em 1998 recebe o diploma de professor Elemental de piano e, em 1999, Acessit e Professor Superior em Linguagem Musical, aos 16 anos.
Desde 2007 estuda no Conservatório de Tatuí. Em 2011 foi convidado para tocar no no Encontro Internacional de Percussão ao lado de Jose Luis Quintana “Changuito”. Atualmente atua como aluno bolsista da Big Band do Conservatório de Tatuí e já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira como: Humberto Araújo, Raul de Souza e Spok.
Pedro Martinez é guitarrista, violonista e compositor paraguaio. Ingressou no conservatório de Tatuí em 2007 no curso de guitarra MPB/JAZZ, entretanto, em 2006, já havia concluído o curso de violão erudito no Conservatório Nacional de Música do Paraguai, onde lecionou por três anos.
Em 2006 gravou seu primeiro disco, "Macondo", que inclui músicas de sua autoria e de outros compositores. Neste mesmo ano atuou como solista, acompanhado da Orquestra de Câmara do Conservatório Nacional do Paraguai. Atualmente, faz parte do grupo de música afro-peruana “Caracunde” e também da Big Band do Conservatório de Tatuí, como aluno bolsista. Junto a Big Band fez shows com grandes nomes da música brasileira como Nelson Faria, Vinícius Dorin, Mario Campos, Raul de Souza, Humberto Araujo, Spok, Nenê Trio, entre outros.
Hoje desenvolve uma pesquisa sobre os ritmos latino-americanos que resultou em convites para lecionar em workshops. Essa pesquisa será concretizada em seu segundo disco “Sonidos del Sur” que terá o lançamento em 2013.
Big Band do Conservatório de Tatuí
A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975. Tinha como objetivo unir alunos de nível avançado e professores da instituição com o objetivo de propiciar aos alunos a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. No final da década de 70, a big band interrompeu seu vínculo com o conservatório tornando-se um grupo independente, apresentando-se por todo o estado de São Paulo. Voltou às atividades em 1998, novamente como grupo oficial do Conservatório de Tatuí. O grupo ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional, dentro do 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Em 2006 lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.
Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais - de músicas feitas para animar festas dançantes à musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso.
Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade, recebendo convidados e se apresentado ao lado dos mais importantes instrumentistas, entre outros, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves. O grupo também já tocou com músicos americanos, igualmente consagrados, como Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompetistas) e Miles Osland (saxofonista).
Em algumas oportunidades, a Big Band uniu-se à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formando uma “Orquestra Jazz Sinfônica”, executando obras de grandes compositores como Cyro Pereira, Duke Ellington e Billy Strayhorn, dentre outros. Destacam-se também outros interessantes projetos realizados, como o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil” assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino e o concerto “Eruditos para Big Band”, onde foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas por compositores clássicos como Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe, além de adaptações para big band de obras de Heitor Villa-Lobos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário