quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eudóxia de Barros faz apresentação no Conservatório de Tatuí na terça

O Conservatório de Tatuí promove o recital da pianista Eudóxia de Barros, um dos grandes expoentes da música brasileira, na terça-feira, 18 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos para o evento custam R$ 10.

Para o recital, Eudóxia de Barros preparou um repertório diversificado, em comemoração aos 150 anos do compositor Claude Debussy e homenageando os 85 anos que Osvaldo Lacerda teria feito em março deste ano. Ela executará a "Sonata em Fá Maior KV 332: Allegro, Adagio e Allegro Assai", de Wolfgang Amadeus Mozart, "Polonesa op. 44 em Fá Sustenido", de Frederic Chopin, "Estudos nº 4 - para sextas - e
nº5 - para oitava", de Claude Debussy, "Suíte España: Prelúdio, Tango e Malagueña", de Isaac Albeniz, "Rapsódia nº6", de Franz Liszt.
 
A pianista também apresentará as obras brasileiras "Sonata para cravo ou piano: allegro giusto, andantino com moto e allegro vivo", de Osvaldo Lacerda, "Sururu na Cidade" e "Tico-tico no fubá", de Zequinha de Abreu, "Odeon" e "Apanhei-te, cavaquinho", de Ernesto Nazareth, além de "Jongo - da 3ª suíte brasileira", de Oscar Lorenzo Fernandez.

A pianista que ocupará o palco do Conservatório de Tatuí já percorreu Europa e Américas, colecionando com críticas positivas em diversos países, como as de José da Veiga Oliveira, que a considerava "prima inter pares" das pianistas brasileiras da sua geração. Apresentou-se por todo o Brasil e tornou-se um nome
conhecido até entre os leigos e, indelevelmente, ligado a Ernesto Nazareth, de quem gravou obras na escrita original.



O repertório internacional de Eudóxia de Barros é vasto, assim como é grande o número de composições brasileiras de todas as épocas e estilos que domina. Apesar de haver estudado com os maiores nomes do piano no Brasil e exterior, valia-se dos conselhos do compositor e professor Osvaldo Lacerda, o qual
dirigia um enfoque específico para sonoridade, análise minuciosa das obras e um profundo respeito pelos textos dos compositores, razão pela qual era considerada por ele sua melhor intérprete.
Eudóxia também é fundadora e vice-presidente do Centro de Música Brasileira e acumula muitos prêmios e honrarias tais como o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Funarte, do Ministério da Cultura. É membro da Academia Brasileira de Música e de diversas outras entidades, além de solista de
orquestras nacionais e internacionais sob regência de grandes maestros. Gravou diversos LPs, CDs e um DVD.

Na área pedagógica, Eudóxia fez parte de bancas julgadoras de concursos pelo Brasil e transfere seus conhecimentos a alguns privilegiados alunos. É autora do livro "Técnica Pianística", prefaciado por Camargo Guarnieri.

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