Dentista Fábio Villa Nova é o coordenador da pesquisa
O trabalho é referente a dados pesquisados em crianças aos 5 anos de idade em todas as creches e pré-escolas municipais. Foram examinadas 682 crianças, e os resultados mostraram que os alunos das creches apresentaram uma média de 0,7 dentes com experiência de cárie, sendo que 20% tinham necessidade de tratamento e 72% eram livres de cárie, diferindo significativamente dos alunos matriculados em pré-escolas que apresentaram uma média de 2,03 dentes com experiência de cárie, com 34% de necessidade de tratamento e 54% livres de cárie. A pesquisa concluiu que as crianças que permanecem em creches em tempo integral tinham melhores condições de saúde bucal que as que estudam por meio período nas pré-escolas.
A apresentação do trabalho no Seminário foi feita pelo coordenador da pesquisa, o cirurgião-dentista Fábio Antonio Villa Nova, aluno do curso de mestrado em saúde coletiva. Participaram também da pesquisa as cirurgiãs-dentista Maria Lúcia Guimarães e Sandra Gonçalves, a auxiliar de saúde bucal Elen Gouveia, e todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
A análise estatística dos resultados encontrados na pesquisa que comprovaram a associação foi de Gláucia M. Bovi Ambrosano, professora titular da disciplina de Bioestatística da Faculdade de Odontologia, orientadora do apresentador do trabalho.
Outros dados referentes à pesquisa municipal de saúde bucal onde também incluiu crianças aos 12 anos de escolas públicas e particulares serão apresentados no 10º Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico que ocorrerá em Ribeirão Preto entre os dias 23 e 25 de maio.
Nesta apresentação, intitulada “Condições de saúde bucal em 2012 de pré-escolares e escolares em Tatuí-SP”, serão comparados aos dados encontrados nas crianças aos 5 e 12 do município com os do Estado e o Brasil, onde se concluiu que os índices relacionados à saúde bucal em Tatuí estão melhores que o estadual e nacional.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Tatuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário