TATUÍ - Em comemoração ao mês do idoso, o Projeto Envelhecer com Qualidade de vida desenvolveu o movimento “Tatuí, Envelhecimento Saudável”. A programação deste projeto é para quase todos os dias de outubro, e no dia 6, quinta-feira, o evento foi “Prefeito Responde” no Auditório Municipal “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do NEBAM “Ayrton Senna da Silva”.
Estiveram presentes cerca de 140 idosos do Projeto Envelhecer, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, a secretaria de educação, Marisa Mendes Fiúza Kodaira, o dirigente do projeto, Ivan Rezende, e os voluntários e colaboradores do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).
Os idosos foram fazendo suas perguntas antes do prefeito Gonzaga chegar, e colocavam os papéis dentro de uma caixa para um sorteio que definiria quais das perguntas seriam lidas. Conforme as perguntas eram sorteadas, quem a escreveu lia para o prefeito diretamente.
A primeira pergunta foi do senhor Geraldo Garcia que, por coincidência, é um velho amigo do prefeito. Geraldo perguntou sobre as calçadas da cidade, se há uma lei para a construção delas, porque algumas são extremamente altas, o que dificulta para os mais velhos andarem. O prefeito disse que a fiscalização está em cima para averiguar estas calçadas, e que a acessibilidade está prejudicada por conta das que são mal construídas.
O prefeito foi questionado sobre os panfletos da funerária, que ele explicou que não saem mais porque há uma lei que proíbe panfletos nas ruas. O senhor José Maria Guimarães falou sobre uma possível melhora nos pontos de ônibus próximo às escolas, porque quando chove, as crianças ficam a esperar o ônibus sem proteção. Neste caso, o prefeito explicou que a empresa responsável pelos ônibus agora é também responsável pelos pontos e pelo cumprimento do itinerário. E que haverá, inclusive um quiosque da empresa no Mercado Municipal, para esclarecimentos de dúvidas.
A dona Maria Aparecida Correia Soares falou da dificuldade em receber os remédios que são de alto custo, que ela pede e não chegam. O prefeito disse da dificuldade real que a prefeitura enfrenta, porque às vezes acontece o atraso na entrega, pelos laboratórios. Mas pediu a ela e a todos os outros que necessitarem de remédio e não conseguirem por um longo tempo, que liguem na prefeitura, que eles mesmos vão atrás de saber o motivo da demora.
O senhor Aristarco perguntou da possibilidade da construção de um centro de hemodiálise. O prefeito explicou a ele que para o funcionamento deste tipo de lugar, há necessidade de uma autorização do SUS (Sistema único de Saúde), mas que com a construção do novo Pronto Atendimento, há um projeto de se construir um centro de hemodiálise e, assim, requerer autorização do SUS para fazer uso deste. O prefeito também foi questionado sobre o futuro do Projeto Envelhecer com o fim de seu mandato. Ele disse “tenho certeza que o próximo prefeito não vai deixar que acabe, mas caso isso não aconteça, tenho certeza também que vocês vão fazer isso continuar acontecendo”.
Para finalizar, o prefeito disse “o meu melhor pagamento é saber que vocês estão bem e felizes. É o melhor investimento”. Em seguida um casal do Projeto Envelhecer leu algumas palavras em homenagem ao prefeito, que se mostrou bastante emocionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário