TATUÍ - O cinema nacional caiu nas graças do brasileiro. Em 2010, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o público dos filmes brasileiros cresceu 56,77%. A demanda por filmes estrangeiros, ainda líderes de mercado, variou 13% no período. Hoje, praticamente um em cada cinco espectadores de cinema no País assiste a uma obra nacional, maior participação registrada desde 2003.
Popularizar ainda mais a produção nacional, formar novas platéias e oferecer gratuitamente cultura de qualidade a pessoas que normalmente não têm facilidade de acesso são os objetivos do Conexão Cultural Tigre/ICRH - Cinemóvel, do projeto Gira Brasil 2011. O projeto, que está percorrendo dez estados, estará nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, em Tatuí, onde promove várias sessões na Praça Paulo Setúbal, no Centro.
As apresentações têm apoio da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. Na quinta-feira, dia 13, as apresentações ocorrem às 13h30, 15h30 e 19h30. Na sexta, as sessões serão às 8h, 10h, 13h30 e 15h30.
A platéia vai assistir obras como “O Bem Amado”, regravação do clássico televisivo dos anos 70, “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, “Chico Xavier”, entre outras. Tudo em uma tela de 120 polegadas, em ambiente climatizado e com isolamento acústico. E o mais interessante: a sala escura com 32 lugares é montada em um caminhão especialmente adaptado para isso. O cinema vai até a plateia, contando até com a presença de um simpático lanterninha.
“Desde o chamado ‘renascimento’, há mais de uma década, o cinema nacional está mostrando qualidade crescente. Facilitar que mais e mais pessoas tenham acesso a esses produtos culturais de qualidade é importante também para a formação de público”, observa o coordenador do projeto, Armando Appel. Idealizado pelo Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e patrocinado pela Tigre, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH tem duas etapas anuais, primeiro com teatro e depois com filmes.
Dados da Ancine apontam que o Brasil tem 2.206 salas de cinema (2010), concentradas em apenas 381 municípios - 6,8% do total. Os cinemas brasileiros registraram ano passado seu maior público desde 1982. Foram vendidos 134 milhões de entradas (19% mais que 2009), que renderam R$ 1,2 bilhão (29%).
Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, pelo telefone: (15) 3259-2127.
Nenhum comentário:
Postar um comentário