“O trabalho foi muito proveitoso” disse o subinspetor GCM Roberto Carlos destacando as atuações do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e comunidade que integram o Nudec. Além da atuação dos participantes, outros pontos positivos foram destacados como a retirada de seis bags de garrafas pet do rio e forram recolhidas pela Cooperativa de Reciclagem Tatuí.
A ser realizado está o transporte de galhos e troncos de árvores retirados do rio e agora localizados no pasto de uma propriedade privada e plantio de mudas nas áreas afetadas pela retirada ou queda de árvores.
Para a próxima operação, pré-agendada para os dias 13 e 14 de outubro, quinta e sexta-feira, o foco será a retirada de garrafas pets, porém troncos também serão removidos. A data será próxima ao início da temporada de chuvas, prevista para a segunda semana de outubro, com intuito de diminuir os riscos de enchente para a comunidade. A operação não será tão complexa quanto a primeira. Será utilizado um barco para a retirada das garrafas e se possível roupas especiais para entrar no rio. Apoio da Sabesp e Secretaria de Saúde serão pedidos.
Conscientização nas escolas também foi discutida. A ideia é realizar palestras em escolas localizadas a pontos próximos ao rio, educando para evitar a poluição e os prejuízos de seu desdobramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário