Balsas (MA) - Dias seletivos, duros e que não admitem erros têm sido a rotina dos guerreiros competidores que seguem na disputa do Rally dos Sertões, que teve início no último dia 10, em Goiânia (GO). E nesta segunda (15) não foi diferente, A segunda parte da etapa Maratona, castigou os competidores e os equipamentos no dia mais longo da edição 2011, no qual os veículos seguiram sem apoio mecânico. Mas quem soube poupar, como o experiente trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Fonseca continuou com vantagem.
A Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, de Tatuí (São Paulo), completou a sexta Especial de 217 quilômetros, em 4h59m10s e ficou em segundo lugar nos Caminhões Leves (T4.1), cerca de 2minutos atrás de Rafael Conde/José Papacena/Leandro Mota, que apesar de chegarem na frente nesta etapa, estão a 1h50m50s atrás de Piano/Mendes/Fonseca no acumulado dos dias.
A equipe oficial da Ford Caminhões abriu ainda mais a diferença e mantém-se na liderança com o melhor tempo entre os Caminhões. O desempenho do trio só não foi melhor porque teve de parar três vezes, durante a Especial, para apertar o parafuso do escapamento que se soltou e também por estratégia.
"Para quem ficou cerca de dois dias sem reparos mecânicos nosso caminhão estava inteiro. Estas paradas nos atrasaram um pouco, mas o pior foi enfrentar areia, pedras, erosões, trial, trechos travados, mantendo o ritmo e poupando o equipamentos, porque uma etapa como a Maratona, não admite erros", diz Piano, tetracampeão da prova, com a experiência de 16 edições consecutivas.
Mendes terminou a prova do dia exausto, mas com o dever cumprido: "Passamos pela Maratona que já é uma vitória completar. E com certeza está sendo a edição mais difícil dos últimos tempos. Foi a pior e mais difícil etapa, com piso de areia, que fizemos até agora. Quem tiver cabeça chega em Fortaleza", explica o navegador cearense.
Faltando quatro etapas para o final, Piano já passou a administrar a vantagem. "Poderíamos ter acelerado mais, mas nossa estratégia foi chegar e fazer uma prova sem riscos, porque amanhã (16) será um dia duro também. Desta forma, não quisemos apavorar e aceleramos quando foi necessário", finaliza o piloto.
O desafio desta terça (16) tem como destino Barra do Corda (MA) . Ao todo, serão 318 quilômetros percorridos, sendo 253 de Especiais em meio às paisagens mais bonitas da competição.
Acompanhe a equipe durante o Rally dos Sertões pelo canal do youtube www.youtube.com/fordcaminhoes, no site www.territoriomotorsport.com.br/rally, no blog www.webventure.com.br/sertoes2011/blog/home/id/42 ou ainda, pelas redes sociais no Facebook Ford Racing Trucks e no Twitter @fordracingtruck
A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Termicom, Truckvan e Revescap e apoio Cummins Onan, ZF, Cobreq e Rassini-NHK.
Roteiro Rally dos Sertões 2011
6ª Etapa - 16 de agosto
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial - 10 km
Total especial - 253 km
Deslocamento final - 55 km
Total do dia - 318 km
Nenhum comentário:
Postar um comentário