terça-feira, 12 de julho de 2011

Escolas de nível superior poderão participar do Festival de Teatro

O 24º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo amplia atuação. Neste ano escolas de nível superior também poderão participar em categoria competitiva; inscrições começam em 1º de agosto.

Uma nova categoria e a ampliação do evento para nível superior são as principais novidades do Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo), que chega à sua 24ª edição como o mais longevo festival estudantil de artes cênicas paulista.

O Fetesp foi oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, e integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Com coordenação de Carlos Ribeiro, o festival será realizado de 8 a 16 de outubro e as inscrições devem ser feitas de 1º de agosto a 2 de setembro.

Podem se inscrever exclusivamente grupos formados por estudantes do nível fundamental ao universitário, novidade deste ano. O Fetesp tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, promover o intercâmbio cultural entre as cidades e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos nas escolas. Por meio do evento, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos também divulga as artes cênicas e incentiva o estudo do teatro, de sua história, da dramaturgia e de sua teoria, visando uma sadia formação cultural e profissional.

O festival inscreve escolas estaduais, municipais e particulares (de ensino fundamental, médio, técnico, superior ou livres), sediadas no Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 1º de agosto a 2 de setembro e é necessário, além do preenchimento correto da ficha de inscrição, enviar histórico, fotos e gravação na íntegra do espetáculo. O novo regulamento pode ser acessado em www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp.

Seleção
Uma comissão formada por professores de artes cênicas selecionará oito espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos, que participarão em duas categorias diferentes. Quatro espetáculos serão escolhidos para o grupo “Escola de Teatro” e outros quatro para “Teatro na Escola”.

A categoria “Escola de Teatro” não é competitiva e receberá espetáculos vinculados a instituições de ensino específico de teatro, sejam elas livres, de nível técnico profissionalizante ou de ensino superior. O corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação e apresentará um relatório analítico.

Já a categoria “Teatro na Escola” terá espetáculos vinculados a instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior (com exceção dos ligados a cursos de habilitação na área de artes cênicas). Esse grupo marca o retorno do caráter competitivo do festival, em que um corpo de jurados promoverá debate após cada apresentação, avaliará as peças e elegerá vencedores para os prêmios de melhor espetáculo, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor cenografia, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor sonoplastia e melhor iluminação.

Os oito espetáculos selecionados serão conhecidos a partir de 12 de setembro e as datas de apresentações – no período de 8 a 16 de outubro – serão definidas por meio de sorteio agendado para 19 de setembro. Cada selecionado receberá, a título de prêmio pela participação, R$ 2 mil. Além disso, dois integrantes de cada grupo escolhido terão estadia e alimentação ao longo do evento, devendo participar dos debates, workshops e oficinas.

O evento não só difunde as artes cênicas e destaca sua importância como ferramenta na educação, mas também tem caráter social: os ingressos para as apresentações custam R$ 2 e todo o valor arrecadado é doado para ações sociais do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

Origem
O Fetesp surgiu em 1977, com o I Festival Estudantil de Teatro, de âmbito municipal, criado pelo diretor Moisés Miastkwosky. O evento detonou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí. Em 1992, o festival passa a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento afirma-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.

SERVIÇO
24º Fetesp – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
De 8 a 16 de outubro de 2011
Inscrições gratuitas de 1º de agosto a 2 de setembro
Informações: (15) 3205 8444 / www.conservatoriodetatui.org.br/fetesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário