domingo, 3 de abril de 2011

Quarteto Tau apresenta show "Villa-Jobim" em Tatuí

Publicado em Itu.com.br
por Tamara Horn

Importantes obras musicais compõem o espetáculo

O show “Villa-Jobim”, do Quarteto Tau, fará uma apresentação gratuita, no dia 21 de maio (sábado), às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. As obras “Bachiana nº 1” (com transcrição de Sérgio Abreu), “Surf Board”, “Águas de Março” e “Debussyana”; além de outras como “Estudo 11”, “Por Toda Minha Vida”, “Bate-Boca”, “Eu Te Amo” e “Luiza” compõem o concerto. O projeto pretende difundir a obra de Tom Jobim, a partir de sua inspiração e identificação com a obra “Villalobiana”.

O espetáculo marcará o lançamento, em Tatuí, do CD “Tom Jobim para Violão Solo”, de Daniel Murray. Para a apresentação na cidade, o violonista recebe como convidados especiais Fábio Bartoloni, Breno Chaves e José Henrique Rosa Campos (integrantes do Quarteto Tau). O repertório dos shows que integram este projeto aprovado pelo edital ProAC 2010, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, também inclui composições de Villa-Lobos, que serão executadas pelos quatro instumentistas.

Com a inclusão de obras de Villa-Lobos no repertório dos shows de lançamento de um CD com composições de Tom Jobim, pretende-se ratificar o livre trânsito que existe entre os universos (erudito e popular) destes dois autores, mostrando obras originalmente escritas para violão; além de arranjos de músicas de Jobim delineados a partir da linguagem criada por Heitor Villa-Lobos, em seus estudos e prelúdios para violão solo.

Bellinati e Murray decidiram incluir diferentes gestuais sonoros dos estudos e prelúdios de Villa-Lobos nos arranjos das composições de Jobim. Como resultado, eles obtiveram obras sonoras, como se o cantor as tivesse escrito para o violão, originalmente.

Daniel Murray
Considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, Murray desenvolve ativa carreira como intérprete, arranjador e compositor. Apresenta-se como solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior ao lado de grandes músicos como: Paulo Bellinati, Israel de Almeida, Toninho Carrasqueira, Rogerio Wolf, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Joaquim de Abreu, entre outros violonistas e músicos brasileiros.

Em 1997 conquistou o segundo prêmio no Councours International de Guitarre de Trédrez-Locquémeau na Bretanha – França, aos 15 anos de idade.

Quarteto Tau
O quarteto é formado por Breno Chaves, Daniel Murray, Fábio Bartoloni e José Henrique de Campos, e nasceu com o propósito de ampliar o repertório da música de câmara para violões. O TAU tem dedicado boa parte de seu trabalho a música latinoamericana, especialmente a brasileira, quer seja em transcrições, arranjos ou estreia de obras.

No repertório, traz composições de Villa-Lobos, Brouwer, Piazzola, Assad, Bellinati, Gnattali, Nepomuceno, Ginastera, Tom Jobim, Garoto, entre outros. Já realizou estreias mundiais de obras dos compositores brasileiros Giacomo Bartoloni, Carmo Bartoloni e Paulo de Tarso Salles e do compositor argentino Eduardo Escalante, que também dedicou ao TAU seu "Concerto para quatro violões e orquestra de câmara".

Em 2007 o Quarteto Tau lançou o CD “Brasileiro”, dedicado à música brasileira de concerto, realizando shows por várias cidades do Brasil. O repertório contou com adaptações de quartetos de cordas de Nepomuceno e Gnattali.

SERVIÇO
Daniel Murray, Quarteto Tau em “Villa-Jobim”
21 de maio – sábado – 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 15 às 19 horas, ou nos dias de eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário