Entre as ações da Prefeitura de Tatuí que buscam promover uma melhoria da qualidade de vida da população está o Programa Municipal de Arborização Urbana realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Este programa orienta, divulga e implanta as diretrizes da arborização urbana no município. As ações envolvem tanto a orientação técnica sobre as mudas a serem plantadas, como o local e o modo de plantio (incluindo tamanho de mudas, espaçamento entre elas e variedade a ser usada).
Um instrumento legal e parte integrante deste Programa é o Plano Diretor de Arborização Urbana, (Pdau) que foi elaborado com a intenção de regulamentar, unificar e divulgar as informações acerca dos aspectos técnicos da arborização dentro do município. Ainda na forma de projeto de lei, o Pdau já foi analisado e aprovado pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMA) e de Desenvolvimento Urbano (COMPLAAT) e espera aprovação da Câmara Municipal.
A Secretaria de Meio Ambiente conta com a adesão de grande parte da sociedade na implantação deste Programa. Exemplos disto encontram-se através das ações realizadas por moradores da cidade. A arquiteta Carolina Pivetta buscou orientação acerca das mudas a serem plantadas na calçada em frente ao imóvel de sua propriedade e deixou os canteiros das árvores adequados, de forma criativa e ecologicamente correta.
O Sindicato dos Metalúrgicos, na sede do seu Clube de Campo (ao lado do Jardim Lírio), fez a arborização do seu estacionamento e de seu espaço interno com uma variedade de mudas indicadas para arborização urbana (altura em média de 2,50m), usando técnicas de plantio e espaçamento corretos, totalizando mais de 150 mudas de espécies florestais, dentre elas, ipê rosa, cássia, sibipiruna, cedro-rosa e falso-barbatimão.
O morador da Chácara Cambará, no Jurumirim, Daniel Moratto Garcia, realizou o plantio de 10 mudas de sibipiruna por iniciativa própria, ao longo da via pública, pensando no benefício advindo do crescimento destas para todos os moradores do entorno.
Sabendo que é um direito e não um dever ter uma árvore em frente a sua residência é que a parceria entre poder público e sociedade é incentivada pela Secretaria do Meio Ambiente, pois entende-se que esta é essencial para efetiva implantação do Programa de Arborização Urbana. Somente compreendendo os benefícios da arborização nas cidades e sua contribuição para a efetiva melhoria de qualidade de vida dos moradores é que a população irá aderir ao programa e passará a conhecer e a cuidar das árvores de nossa cidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do DEAVE - Departamento de Áreas Verdes - realiza a orientação para implantação da arborização de forma gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário