Teste é realizado gratuitamente na Santa Casa, conforme lei federal
Desde o mês de outubro a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí está realizando gratuitamente o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - EOAS (Teste da Orelhinha) dos recém-nascidos. Os exames são realizados para os pacientes do SUS, particulares e convênios, pela fonoaudióloga Andrea Brisotti da Silva.
Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.
O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
Teste é obrigatório - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no mês de agosto a Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que torna obrigatória e gratuita a realização do exame chamado Emissões Otoacústicas Evocadas- EOAS (Teste da Orelhinha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário