Mais de 450 veículos serão vistoriados.
Desde agosto, veículos a diesel da frota municipal estão sendo vistoriados pela Secretaria do Meio Ambiente e Cemtran (Comissão Municipal Executiva de Trânsito), para o controle de emissão de gases e fumaças expelida. Até o momento, dos 280 automóveis da frota, oitenta foram inspecionados.
O objetivo da vistoria é classificar e controlar essa emissão devido ao efeito nocivo das toxinas contidas na fumaça lançados pelos veículos. Para isso é utilizada a escala Ringelmann, que mede a densidade da fumaça através da sua cor. Conforme lei municipal, o máximo de densidade permitido à fumaça expelida pelos automotores é de 20% (quanto mais escura for a fumaça, maior a porcentagem de densidade e, assim, maior é seu efeito nocivo).
Dos 80 veículos fiscalizados, 10 foram reprovados e encaminhados para manutenção. Até o fim deste ano, serão fiscalizados mais 200 veículos da frota terceirizada da Prefeitura Municipal.
A importância desta atuação está em diminuir a poluição causada por automóveis, responsáveis por 90% da poluição urbana e, assim, prevenir a sociedade dos efeitos das toxinas da fumaça que agravam quadros alérgicos de asma e bronquite, irritação nos olhos e garganta, diminuem a resistência do organismo, agravam doenças do coração, induzem ao câncer pela sua toxicidade, danos à vegetação, redução da visibilidade que pode causar acidentes de trânsito e danos à estrutura e à fachada de edifícios.
Para diminuir a emissão de fumaça preta, os donos de veículos devem se preocupar com a regulagem do motor, o ponto de injeção, a drenagem e limpeza do tanque, o intervalo de troca do óleo lubrificante, compressão dos cilindros, bomba, calibração dos pneus, bicos injetores e a boa condição dos filtros de ar e combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário