quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sinfônica apresenta obras de Dvorak quita-feira, 17

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, grupo musical do Governo de São Paulo, recebe o maestro Roberto Tibiriçá e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro para um concerto especial com obras de Dvorak. A apresentação acontece no próximo dia 17, quinta-feira, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

No programa, estão as obras “Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor Op. 104, B. 191” (que contará com solo de Antonio Lauro Del Claro) e “Sinfonia n°9, Op. 95 em mi menor”.

O Concerto para Violoncelo e Orquestra foi escrito quando Dvorak era diretor do Conservatório Nacional, em Nova Iorque, entusiasmado pelo sucesso de um concerto em Mi menor composto por Victor Herbert, professor da instituição. A obra, com densa orquestração, bem ao gosto romântico, dura aproximadamente 40 minutos, e abre com uma introdução longa e inspirada. Já a Sinfonia n° 9 foi escrita ao longo de 1893, nos Estados Unidos. Apelidada de “Novo Mundo”, ela traz, ao longo dos seus quatro movimentos, excertos oriundos do folclore americano. “Desde o início, a ‘Novo Mundo’ foi recebida com grande sucesso e tem sido uma das obras sinfônicas mais gravadas. Neil Armstrong, durante a missão Apollo 11, ouviu a música por ocasião da primeira alunissagem, em 1969 e, em 2009, foi votada como a sinfonia favorita do público, em escrutínio realizado pela ABC Classic FM”, comenta o assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí Antonio Ribeiro.

Antonio Del Claro

Del Claro é um dos instrumentistas mais brilhantes de sua geração e um dos mais sinceros intérpretes da literatura musical do violoncelo. Assim se referia Pierre Fournier, o grande violoncelista e professor de Del Claro. Considerado um dos instrumentistas mais completos do Brasil, que com seu virtuosismo se destaca por igual no terreno da música de câmara e no concerto como solista de orquestra. A crítica especializada brasileira e do exterior reconhece sua capacidade de captar toda a substância musical das obras, através de sua postura austera, técnica aprofundada e convicção interpretativa.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Roberto Tibiriçá, regente convidado

Antonio Del Claro, violoncelo

17 de junho  -  20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP

Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados), vendidos de terça a sexta-feira, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30

Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário