O teatro Procópio Ferreira recebe neste domingo, 13, às 20h30, o show 59 Cordas, do multi-instrumentista Renato Anesi. A turnê chega à cidade após temporada em São Paulo, onde conquistou público e crítica numa viagem musical por dez instrumentos de cordas que somados dão nome ao show.
Virtuose das cordas, reconhecido como um dos maiores violonistas do país, nesse projeto Renato Anesi revela uma multiplicidade de interpretações e destaca sua familiaridade com diversos instrumentos, entre eles banjo tenor, banjo de cinco cordas, violão dinâmico, violão tenor, bandolim, cavaco, violão de aço, violão de nylon, requinto e viola caipira.
À sua maneira, e usando suas inúmeras possibilidades criativas, o violonista revela no show a riqueza da boa música instrumental brasileira e universal. No repertório, composições do próprio Anesi, mescladas com arranjos inéditos de autores consagrados como Gershwin, Django Reinhardt, Pixinguinha, Glenn Miller, Noel Rosa e Ernesto Nazareth.
O show mescla ainda instantes em que o músico remonta a origem de cada um desses instrumentos, narra experiências particulares relacionadas ao tema e faz referências ao cenário musical no qual as composições apresentadas tiveram origem, exaltando seus criadores. Descontraídos momentos de interação com o público que servem como linha narrativa ao show. Para completar, Anesi recebe para uma participação especial o contrabaixista Pedro Macedo.
O show 59 Cordas chega a Tatuí com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2009.
Sobre o músico
Líder e fundador do trio “Corda Coral”, revelou-se um dos principais nomes da música instrumental contemporânea, premiado diversas vezes pelos mais exigentes críticos e avaliadores.
Sua discografia tem início em 1996 com o CD "Corda Coral". Em 1999, com o guitarrista espanhol José Luiz Montòn, gravou o CD "Sin Querer", na Bélgica, pelo selo francês Auvidis. Na mesma época excursionou na turnê "Primavera" com a bailarina flamenca Nina Corti por toda Suíça e Suécia. Em 2000 lançou o CD "Rosa dos Tempos" e, em 2006, o CD "Dez Anos Depois". Líder e fundador do trio “Corda Coral”, revelou-se um dos principais nomes da música instrumental contemporânea, premiado diversas vezes pelos mais exigentes críticos e avaliadores. Já tocou com Yamandú Costa, Vitor Biglione, Zé Geraldo, Gilson Peranzzeta, Zeca Assumpção, Tom Zé, Passoca, Chico Saraiva e José Luiz Montòn, entre outros.
Seu trabalho recebeu, em 2001, o prêmio do Instituto Itáu Cultural "Rumos e Tendências Musicais" e, em 2004, o prêmio do festival nacional "Syngenta" de música instrumental para viola. Em 2007, foi premiado na categoria Melhor Instrumentista no “Festival de Música Instrumental de Guarulhos”, em São Paulo.
SERVIÇO
Show 59 Cordas – Renato Anesi
Domingo – 13 de junho – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Retirada de ingressos: das 15h às 19h, de terça a sexta; e até as 21h30 nos dias de eventos
Informações: (15) 3205-8444
Nenhum comentário:
Postar um comentário