O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição mantida pelo Governo de São Paulo, organiza de 30 de maio a 2 de junho a 1ª Semana da Área de Performance Histórica. A série de audições, recitais, palestras e workshops terá entrada franca a qualquer interessado e acontece em diferentes horários, no salão Villa-Lobos e na sala Samuel Kerr, ambas nas dependências da escola de música.
Na extensa programação, destaca-se o recital de Helena Jank, que marca a inauguração do cravo construído por William Takahashi segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII, que acontece na quarta-feira, 2, às 19h30, no salão Villa-Lobos. No programa, estão as “Variações Goldberg”, de Johann Sebastian Bach. A obra teria sido encomendada pelo Conde Hermann von Keiserlingk, na época embaixador russo em Dresden. Sofrendo de alguma doença que o condenava a longas noites de insônia, o Conde havia contratado Johann Gottlieb Goldberg, um jovem músico talentoso, que devia tocar o cravo para o Conde, nos momentos em que ele não podia dormir. “Estas as circunstâncias que inspiraram, bem mais tarde, o título pelo qual a obra é hoje conhecida. A remuneração recebida por Bach foi a mais generosa de toda a sua vida: um cálice de ouro maciço, recheado com a quantia de 100 ‘Louis d´or’ e a indicação para o honroso título de ‘Compositor da Corte do Principado e da Realeza da Saxônia’”, diz Helena Jank, doutora em música e ex-integrante da Orquestra Bach de Munique, dirigida por Karl Richter.
O Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições a contar com uma área de Performance Histórica, sendo uma das bem equipadas do país. A área dedica-se à música da Idade Média, Renascimento e Barroco e, ainda às formas interpretativas, que são pesquisadas de acordo com a época e a origem das composições. “A música do Renascimento e da Idade Média incita o intérprete a atuar como um verdadeiro arqueólogo, buscando através de outras fontes, como iconografia e relatórios de época, dados que permita reconstruir a forma como esta música era realizada”, diz a coordenadora do evento e da área Débora Ribeiro. “Outra definição envolve o que é chamado de Performance Historicamente Informada, que reside no uso de instrumentos "autênticos" - instrumentos originais ou cópias – e nos revela uma época distante, repleta de diferentes sonoridades, exercendo grande fascínio, tanto sobre músicos como público, que cresce a cada dia”, acrescentou.
A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta atualmente com os cursos de Flauta Doce, Cravo e Fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil. Os alunos são admitidos após a aprovação em teste realizado por uma banca especializada. Além das disciplinas comuns a todos os cursos, a área de Performance Histórica oferece as disciplinas de Música de Câmara, Baixo Contínuo e Prática de Conjunto. A escola dispõe de um dos mais completos acervos de instrumentos de performance histórica do país: dois cravos franceses, um cravo italiano, uma espineta, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.
Programação
30.maio - 18h
Local: Salão Samuel Kerr
Lançamento do livro “Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado”, de Carl Philipp Emanuel Bach.
Programa - Carl Philipp Emanuel Bach
Sonata per il Cembalo solo em Do maior Wq. 62 nº10 / H. 59. (1749) - Raí Biason Toffoletto, fortepiano; Sonata em lá menor, W. 50 Nº 3, H.138 das “Sechs Sonaten MIT Veränderten Reprisen für Clavier” - Alicelena Bueno Ferraz Costa, fortepiano; W. A. Mozart - Concerto em Ré maior para fortepiano e cordas, K. 107 - Diego Guedes (fortepiano), Angelo Bonetti, Cyntia Prisila Revolledo Campos, Samira Giro Zeber Lopes e Isaías A. Gabriel (violinos), Natalia Ortega (violoncelo) e Pedro Paulo Philippi (contrabaixo).
30.maio - 19h
Local: Salão Samuel Kerr
Recital de Música de Câmara com Fortepiano e Ensemble Performance Histórica
Professor responsável: Pedro Persone
Programa: Johann Schobert
Sonata em Fá maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 4 - Diego Guedes, (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncelo); Sonata em Si bemol maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 1 - Raí Biason Toffoletto (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncelo); Sonata em Fá maior para Fortepiano e Violino, Op. XVII, n° 2 - Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano) e Cyntia Revorello (violino); Sonata em Quatuor em Mi bemol maior, Op. XIV, n° 1 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa, Sara R. de Moraes (violinos) e Natalia Ortega (violoncello);
31.maio – Segunda-feira
Local: Salão Samuel Kerr
08h20 – Workshop “Aspectos da articulação aplicados à Flauta Doce” e “O desenvolvimento rítmico através do Método Kodály”
Professora responsável: Débora Ribeiro
10h20 – Audição dos alunos de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo - Canção alemã - Larissa Rodrigues Marques (flauta doce); Canção popular da região de Siebengebirge - Lais Rodrigues Marques (flauta doce); Anônimo Séc. XVI - Dança francesa - Júlia Ribeiro Pereira (flauta doce); Anônimo holandês – Contradança - Giovanna Samara de Camargo (flauta doce); Johann Sebastian Bach – Gavota - Pâmela Roberta Marques Lopes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Anônimo do Séc. XVI – Gagliarda italiana - Daniel Alecsander S. Barbosa (flauta doce soprano), Francelino José Marcondes Pires (flauta doce baixo) e Diego Guedes (cravo); From Spielbuch F. J. Giesbert – Ade zur guten Nacht - Francelino José Marcondes Pires e Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce); George Frideric Händel – Sonatina - Francelino José Marcondes Pires (flauta doce).
13h20 – Workshops “Aspectos da articulação aplicados à Flauta Doce” e “O desenvolvimento rítmico através do Método Kodály”
Professora responsável: Débora Ribeiro
15h20 – Audição dos alunos de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo Séc. XVI – Dança francesa - Matheus Latanzio Miquelim (flauta doce); Zoltán Kodály - Úton át, hegyenát - Raine Silva Benedito (flauta doce); Anônimo holandês – Contradança - Augusto Hideki Shimizu (flauta doce); George Frideric Händel – Sonatina - Francelino José Marcondes Pires (flauta doce); Antonio Vivaldi – Sonata em Fá maior -Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Anônimo – Greensleaves - Heloisa R. A. da Silva (flauta doce) e Patrícia Campos (violão); Pierre Gaultier de Marseille – Suite I - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); D. Ortiz - Recercada 1 - Ari Pires Martins (flauta doce).
19h – Audição dos alunos de Fortepiano
Professor responsável: Pedro Persone
Programa: Johann Gottfried Eckard – Primeira audição no Brasil
Sonata em Fá maior, Op. II, n°1 – Raí Biason Toffoletto (fortepiano); Sonata em Do maior, Op. I, n°5 – Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano); Sonata em fá menor, Op. I, n°3 - Diego Guedes, fortepiano.
01.Junho – Terça-feira
08h20 – Vídeo/aula
Tema: A interpretação da Música Histórica a partir dos depoimentos de Nikolaus Harnoncourt, Frans Bruggën e Emmanuelle Haim
Professor responsável: José Carlos Pires Júnior
10h20 – Audição dos grupos de Música de Câmara de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Canção popular da região de Siebengebirge - Beatriz Siqueira Reguin (flauta doce); Nicolas Chedeville - Bourrée Provençale - Nicole Mariana Dos Santos Paiva (flauta doce); John Eccles – Bourrée - Alan Belini (flauta doce); Joachim van den Hove – Canarie - Bárbara De Camargo (flauta doce); Georg Philipp Telemann - Minueto em Dó maior - Rafael Fagundes R. da Silva (flauta doce); Tielman Susato – Ronde, Claude Gervaise – Allemande, Tielman Susato – Dance - Conjunto Doce Flauta: Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano), Ivani Gaiotto (flautas doce soprano e tenor) e Francelino José Marcondes Pires (flautas doce contralto e tenor); Anônimo do Séc. XVI – Gagliarda italiana - Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano ), Francelino José Marcondes Pires (flauta doce baixo) e Diego Guedes (cravo).
13h20 – Workshop
Tema: Aspectos rítmicos e suas alterações na música do século XVIII
Professor responsável: Pedro Persone
15h20 – Audição dos grupos de Música de Câmara de Flauta Doce
Professores responsáveis: Débora Ribeiro, Selma C. M. Marino e José Carlos Pires Júnior
Programa: Anônimo (sec. XVI) – Allemande - Francine Rodrigues Marques (flauta doce); Michael Praetorius - Branle do Vilarejo, Claude Gervaise - Branle de Champaigne - Alexia Martins Santana (flauta doce); Marin Mersenne – Sarabande, Thoinot Arbeau – Gavotte - Karina Bimbatti A. Soares e Francine Rodrigues Marques (flauta doce); Clemens non Papa – Flemish Song, Don Luis Milan – Pavana - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce soprano), Cássia Renata Carnielli (flauta doce soprano) e Cintia M. Ramirez Nuñez (flauta doce contralto); Tielman Susato – Ronde, Claude Gervaise – Allemande - Conjunto Doce Flauta: Daniel Alecsander Silva Barbosa (flauta doce soprano), Ivani Gaiotto (flautas doce soprano e tenor) e Francelino José Marcondes Pires (flautas doce contralto e tenor); Antonio Vivaldi – Sonata em Fá maior – Siciliana - Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Tomaso Cechino – Sonata Prima - Karina Bimbatti (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Pierre Gaultier de Marseille – Suíte em Sol menor – Guilherme Augusto Fernandes (flauta doce) e Diego Guedes (cravo); Georg Philipp Telemann - Sonata em Fá maior - Normann Erick Fernandez Luna (flauta doce); George Frideric Händel - Sonata em Sol menor - Henrique Cananosque Neto (flauta doce).
18h – Palestra “Análise das Variations Goldberg - Johann Sebastian Bach”
Professora convidada: Helena Jank
19h – Audição dos grupos de Música de Câmara
Programa: Johann Schobert
Professor responsável: Pedro Persone
Sonata em Fá maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 4 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncello); Sonata em Si bemol maior para Fortepiano, Violino e Violoncello, Op. XVI, n° 1 - Raí Biason Toffoletto (fortepiano), Letizia Roa (violino) e Natalia Ortega (violoncello); Sonata em Fá maior para Fortepiano e Violino, Op. XVII, n° 2 - Alicelena Bueno Ferraz Costa (fortepiano) e Cyntia Revorello (violino); Sonata em Quatuor em Mi bemol maior, Op. XIV, n° 1 - Diego Guedes (fortepiano), Letizia Roa e Sara Raíssa de Moraes (violinos) e Natalia Ortega (violoncelo).
02.Junho – Quarta-feira
Local: Sala Samuel Kerr
08h20 – Palestra “A Flauta Doce - Instrumento Milenar”
Professora responsável: Selma C. M. Marino
10h20 – Audição dos alunos de Cravo e grupos de Música de Câmara
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
Programa a ser anunciado
13h20 – Palestra “L' art de toucher le clavecin de François Couperin”
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
15h – Audição dos alunos de Cravo e grupos de Música de Câmara
Professora responsável: Maria Eugênia Sacco
Programa a ser anunciado
19h30
Local: Salão Villa-Lobos
Recital de inauguração do Cravo, construído por William Takahashi – São Paulo, 2009, segundo o modelo de François Blanchet – França, sec. XVIII
Programa: Johann Sebastian Bach – Variations Goldberg
Cravo: Helena Jank
Salão Samuel Kerr
Rua 15 de Novembro, 382 - Centro
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415 – Centro
Todos os eventos têm entrada franca
Tatuí-SP
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário