sábado, 27 de junho de 2026

CEU das Artes recebe espetáculo inspirado no folclore brasileiro neste domingo (28)

Programação gratuita reúne atividade formativa e apresentação teatral voltada ao público infanto-juvenil.


24/06/2026 às 15h12 |  O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” recebe neste domingo (28/6), uma programação especial voltada à valorização da cultura popular brasileira. O público poderá participar gratuitamente de uma oficina de cultura popular, das 9h às 12h, e, às 18h, prestigiar a apresentação teatral “Contos pra Mode Não Dormir à Noite”, aberta a toda a comunidade.

A história se passa em uma noite chuvosa no sítio da avó, onde os irmãos Nana, Nina e Não se divertem relembrando histórias cheias de mistério, humor e fantasia. Entre brinquedos, objetos e lembranças afetivas, os personagens embarcam em uma jornada pelo universo das narrativas populares, encontrando figuras folclóricas, causos do interior e ensinamentos transmitidos entre gerações.

A montagem é conduzida pelos atores Gabriel Almeida, Ana Laura Pires e Gisele Camargo, que dão vida aos personagens e às histórias que atravessam gerações, celebrando as tradições caipiras, os laços familiares e o poder da imaginação. Com linguagem acessível, divertida e rica em elementos simbólicos, o espetáculo resgata e valoriza a cultura popular brasileira, especialmente aquela presente nas pequenas cidades e comunidades rurais.

A peça, de caráter popular e voltado ao público infanto-juvenil, é inspirada nas lendas, causos e tradições do folclore brasileiro. O projeto foi contemplado pelo Edital Municipal de Cultura “Carlos Ribeiro”, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e teve sua primeira apresentação no último dia 3 de junho, em uma sessão especial destinada aos alunos da EMEF “Professor Firmo Antonio de Camargo Del Fiol”, proporcionando aos estudantes uma vivência artística e cultural repleta de imaginação e aprendizado.

O CEU das Artes está localizado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475 - Vila Santa Helena.

Celebração de 2 anos da Livraria Estação Leitura reúne escritores de Tatuí neste domingo (28)

Evento, das 9h às 17h, contará com escritores da cidade, música ao vivo, troca de livros em parceria com a Biblioteca Municipal, além de pipoca e algodão-doce. Livraria fica na Galeria Mangueiras, na Avenida das Mangueiras, ao lado do antigo Paço Municipal.


26/06/2026 às 15h59 |  A Livraria Estação Leitura comemora seu 2º aniversário neste domingo (28/6), com um evento cultural gratuito para toda a família, que contará com escritores da cidade, música ao vivo, troca de livros em parceria com a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, além de pipoca e algodão-doce. A programação acontecerá das 9h às 17h, em frente ao chafariz da Praça Olívio Junqueira, na Av. Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras).

A programação contará com bate-papo, sessão de autógrafos e interação com escritores tatuianos que vêm se destacando em diferentes gêneros da literatura contemporânea.

Estão confirmadas as presenças dos escritores Kennedi Lazzari, Renato Mello, Leonardo Carvalho, Katiusca Lorenzetti Mota, Erasmo da Rosa, Andrea Liette, Celso Cristiano, Katlin Sampaio, Anne Valerry e Raquel Prestes, além de uma apresentação musical do cantor Andrew Zayit.

"Celebrar esses dois anos junto com os escritores é a realização de um sonho para nós. Mais do que vender livros, nosso propósito sempre foi conectar pessoas, incentivar novos leitores e valorizar os escritores da região. Esse evento é nossa forma de agradecer a todos que fizeram parte da nossa história e mostrar que a literatura ainda está viva na nossa cidade", destaca Isabela Ramos, fundadora da Livraria Estação Leitura.

Pedágios das rodovias concedidas de SP ficam mais caros a partir de 1º de julho

Veja o reajuste; revisão anual das tarifas foi homologada pela Artesp. Aumento será de 4,72% na maior parte das concessionárias, enquanto a Rodovia dos Tamoios terá reajuste provisório de 5,08%.

Por Redação g1 SP com edição do DT

Pedágio na Rodovia Tamoios — Foto: (Reprodução/TV Vanguarda/Arquivo)

26/06/2026 15h26  |  As tarifas dos pedágios das rodovias concedidas do estado de São Paulo ficarão mais caras a partir de 1º de julho. A revisão anual foi homologada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (26).

Segundo a Artesp, o reajuste será de 4,72% para as concessionárias da primeira e segunda fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias. O índice corresponde à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme previsto nos contratos de concessão.

Já na Rodovia dos Tamoios, o reajuste homologado é provisório, de 5,08%. Segundo a concessionária, o contrato de concessão da rodovia prevê a utilização do IPCA de junho como índice de reajuste. Como o indicador é divulgado apenas ao longo de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Artesp utiliza inicialmente o IPCA de maio para aplicar o reajuste junto com as demais concessionárias. Após a divulgação do índice de junho, a agência refaz os cálculos e verifica se será necessário algum ajuste na tarifa.

Os novos valores passam a valer a partir da meia-noite de 1º de julho. No caso da Entrevias, as tarifas entram em vigor em 6 de julho, conforme cronograma previsto no contrato de concessão.

De acordo com a Artesp, a revisão tarifária anual segue as regras estabelecidas nos contratos assinados com as concessionárias e tem como objetivo recompor a inflação do período.

Os valores de cada praça de pedágio foram publicados no Diário Oficial do Estado e podem ser consultados pelos motoristas.

O reajuste vale para as concessionárias:

Autoban;
Intervias;
Rota das Bandeiras;
Rodovias das Colinas;
CART;
ViaRondon;
SPVias;
Rodovias do Tietê;
Ecovias dos Imigrantes;
Ecovias do Leste Paulista;
Rodoanel Oeste;
SPMAR;
Rodovia dos Tamoios;

O que diz a Artesp - Em nota, a Artesp informou que a revisão tarifária anual segue as regras previstas nos contratos de concessão e passa a valer a partir de 1º de julho de 2026.

Segundo a agência, o reajuste das tarifas considera a variação acumulada do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme o índice previsto em cada contrato de concessão. Os novos valores foram publicados no Diário Oficial do Estado.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Tatuí recebe a 48ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga entre 4 e 12 de julho

Evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga reunirá expositores, competidores e admiradores de todo o país no Centro Hípico de Tatuí.


25/06/2026 às 11h52 |  Tatuí viverá um dos períodos mais movimentados de seu calendário cultural e turístico entre os dias 4 e 12 de julho. Além da tradicional Feira do Doce e do Festival Capital da Música, a cidade também receberá a 48ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a exposição acontece no Centro Hípico de Tatuí e é considerada o ápice do calendário nacional da raça, reunindo criadores, expositores, centros de treinamento, competidores e admiradores do cavalo Mangalarga de todo o Brasil.

Ao longo de nove dias de programação, a exposição apresenta julgamentos de morfologia e andamento, provas funcionais, leilões e diversas atividades que valorizam a genética, a versatilidade e a tradição do Mangalarga, considerado o verdadeiro cavalo de sela brasileiro e uma das mais importantes raças equinas do país.

O Ranch Sorting não exige treinamento especial de longa duração nem grandes investimentos para sua prática. As provas podem ser disputadas por amantes do esporte de todas as idades e níveis de experiência, em disputas nas quais duplas de cavaleiros precisam separar bovinos numerados entre dois currais. Vence quem realizar o percurso corretamente no menor tempo possível, dentro do limite de 90 segundos.

O Centro Hípico de Tatuí está localizado no trevo da Ceagesp, no acesso pela marginal da Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, km 24, à direita.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

- Dia 4/7 (sábado), às 13h, Provas Sociais; e às 18h, Ranch Sorting.
- Dia 5/7 (domingo), às 8h, Poeirão.
- Dia 10/7 (sexta-feira), às 12h30, Abertura Oficial.

SOBRE A ABCCRM - Fundada em 25 de setembro de 1934, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga mantém suas atividades em uma sede renovada no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), oferecendo infraestrutura adequada para atividades técnicas e culturais dos associados, além de um ambiente voltado à preservação da raça Mangalarga. Entre suas diretrizes estão a promoção do bem-estar animal, o incentivo à produção científica e o desenvolvimento sustentável da equinocultura brasileira.

Expedientes da Prefeitura de Tatuí fecharão duas horas antes dos jogos da Seleção

Serviços essenciais e de interesse público manterão seu funcionamento normal.


26/06/2026 às 9h23 |  A Prefeitura de Tatuí informa que o expediente das repartições públicas municipais será alterado nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026.

Conforme estabelece o Decreto Municipal nº 28.911, de 25 de junho de 2026 (disponível em https://tinyurl.com/DECRETO-MUNICIPAL), o expediente das repartições públicas municipais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional será encerrado duas horas antes do horário previsto para o início das partidas, considerado o horário oficial de Brasília e a programação divulgada pela FIFA.

Na Rede Municipal de Educação, as aulas com alunos serão encerradas duas horas-aula antes do horário previsto para o início dos jogos. As reposições ocorrerão conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação, sem prejuízo do cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária mínima anual prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Os serviços públicos essenciais e de interesse público manterão seu funcionamento normal. Entre eles estão a Guarda Civil Municipal (GCM), os Agentes de Trânsito, os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços que, por sua natureza, exigem funcionamento ininterrupto.

Profissionais de Saúde recebem qualificação em saúde mental em Tatuí

Quatro encontros promoveram a atualização técnica dos profissionais sobre acolhimento, manejo de crises, tratamento e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).


26/06/2026 às 11h20 |  A Secretaria de Saúde de Tatuí concluiu nesta semana a Qualificação em Saúde Mental na Atenção Primária dos profissionais da Rede Municipal de Saúde. A capacitação foi realizada em quatro encontros, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires" (CEU das Artes), com duas turmas por dia, nos períodos da manhã (das 8h às 11h) e da tarde (das 14h às 17h), possibilitando a participação de um maior número de profissionais sem comprometer os atendimentos nas unidades de saúde.

Participaram da qualificação médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, atendentes, agentes comunitários de saúde e farmacêuticos que atuam na Atenção Primária do município.

A programação abordou temas essenciais para o cuidado em saúde mental. 
  • No dia 6 de maio, o encontro tratou do acolhimento e da escuta qualificada
  • Em 20 de maio, foram discutidos a identificação dos sinais e sintomas dos transtornos mentais, a estratificação de risco e o manejo em momentos de crise
  • No dia 10 de junho, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre Projeto Terapêutico Singular, matriciamento e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
  • Encerrando a programação, em 24 de junho, foram abordados os temas medicação segura e tratamento assistido.

Todos os encontros foram conduzidos pela diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Cintia Scaglioni, com o apoio da coordenação do Núcleo de Educação Permanente, exercida por Silvana Maria de Oliveira. Durante a capacitação, foram compartilhadas orientações técnicas e estratégias para fortalecer o atendimento prestado pelas equipes da Atenção Primária, reforçando a importância da integração entre os serviços da Rede Municipal de Saúde.

COOP aposta em conveniência e amplia operação 24 horas em loja do centro de Tatuí

Estratégia tem início na próxima quarta-feira, dia 1º/07, e contempla loja da Rua Cel. Lúcio Seabra, prédio da antiga Fábrica Santa Adélia, no centro de Tatuí


26/06/2026 |  Como forma de ampliar a conveniência e reforçar a experiência de compra de seus cooperados e clientes, a partir de 1º de julho (quarta-feira), a Coop passará a contar com oito lojas de supermercado com operação 24 horas.

No interior, serão contempladas a loja de Tatuí, localizada na Rua Cel. Lúcio Seabra, 772 e a de São José dos Campos, que fica na Avenida Dr. João Batista de Souza Soares, 2185.

Além das lojas de Santo André, localizadas na Avenida Pereira Barreto, 1286 e na Rua Giovanni Batista Pirelli, 2050, o novo horário de funcionamento também passará a vigorar em mais duas lojas da cidade, Vila Luzita (Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, 5252) e Capuava (Avenida das Nações, 1600), além de loja de Diadema (Avenida Sete de Setembro, 200) e de São Bernardo do Campo, Rua Joaquim Nabuco, 277.

“A ampliação da operação 24 horas para novas lojas da rede reforça nossa proposta de oferecer mais flexibilidade aos cooperados e clientes que desejam realizar suas compras fora dos horários convencionais. A iniciativa acompanha uma tendência crescente do varejo: proporcionar mais conveniência e uma experiência de compra cada vez melhor para o consumidor”, declara Celso Furtado, diretor-geral da Coop.

No caso das drogarias, a unidade interna localizada na loja da Avenida Pereira Barreto também terá operação 24 horas, seguindo o mesmo horário da Drogaria Bandeiras, situada na Avenida D. Pedro II, 217, Santo André.

Pacientes passam a receber agendamentos de exames por WhatsApp em Tatuí

Nova ferramenta da Rede Municipal de Saúde envia diretamente ao celular do paciente informações sobre data, horário e local dos exames.


25/06/2026 às 11h49 |  A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir desta quinta-feira (25/6), os pacientes passarão a receber por mensagens de WhatsApp as informações referentes ao agendamento de seus exames.

As mensagens conterão a data, o horário e o local onde o exame será realizado. A iniciativa busca fortalecer a comunicação entre a Secretaria de Saúde e a população, reduzindo possíveis desencontros de informações e contribuindo para um atendimento mais eficiente aos usuários da Rede Municipal de Saúde.

Para garantir o recebimento das mensagens, a Secretaria de Saúde orienta os pacientes a manterem seus números de telefone atualizados junto à Unidade de Saúde de referência. Em caso de alteração do número de celular, é importante comunicar a equipe da unidade o quanto antes para evitar falhas no recebimento das informações.

Solenidade na Câmara vai homenagear os 50 anos da APAE de Tatuí


26/06/2026 |  Na próxima quinta-feira (2), às 19h00, será realizada na Câmara Municipal de Tatuí, a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Tatuí (APAE). O evento será realizado de maneira conjunta entre a Câmara e a APAE e aberto à participação da população.

A homenagem à APAE de Tatuí reconhece publicamente a trajetória de uma instituição que, ao longo de cinco décadas, tem dedicado sua atuação à promoção da inclusão, do acolhimento e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Tatuí. A APAE presta serviços essenciais nas áreas de Educação, Saúde e Social, impactando positivamente inúmeras famílias e contribuindo de maneira concreta para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

A Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da APAE de Tatuí será transmitida pelos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaratatui
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui

Espetáculo "Armário de Vidro" retorna ao CEU das Artes no sábado (27)

Com direção de Rose Colina, montagem premiada acompanha a trajetória de dois jovens diante dos desafios impostos pelo preconceito.


23/06/2026 às 16h06 |  O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, recebe no sábado (27/6), às 18h, a apresentação gratuita do espetáculo “Armário de Vidro”, do dramaturgo Celso Stefano. Com direção de Rose Colina e atuações de Cláudio Teles e Hélio Jr., a montagem retorna aos palcos com uma narrativa sensível sobre amor, aceitação e superação.

Voltado ao público juvenil e adulto, “Armário de Vidro” retrata a história de Ian e Sebastian, dois jovens que vivem um relacionamento marcado pelos desafios impostos pelo preconceito, medos e pela necessidade de esconder seus sentimentos. De forma delicada, poética e lúdica, a peça aborda questões ligadas à identidade, ao afeto e à busca pela liberdade de viver o amor sem amarras ou julgamentos.

A realização integra as ações contempladas pelo Edital de Cultura “Carlos Ribeiro” 2025, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Tatuí. O espetáculo possui uma trajetória de reconhecimento junto ao mecanismo municipal de fomento à cultura, tendo sido contemplado anteriormente pelo Edital de Cultura “Carlos Ribeiro” 2023, o que contribuiu para sua circulação e fortalecimento na cena cultural tatuiana.

Ao longo de sua trajetória, o espetáculo conquistou reconhecimento em importantes mostras e festivais. Entre os destaques estão o prêmio de Melhor Espetáculo na 2ª Mostra de Teatro Amador de Quadra/SP, os prêmios de Melhor Direção e Melhor Duo em Cena na 1ª Mostra de Teatro de Cesário Lange, além da participação na 23ª edição do Festival Satyrianas, em São Paulo. A montagem também foi selecionada pela Lei Aldir Blanc e por duas edições do Edital de Ocupação do Conservatório de Tatuí.

Obra voltada ao público LGBTQIAPN+, “Armário de Vidro” convida espectadores a refletirem sobre respeito, empatia, diálogo e liberdade. A peça evidencia o poder transformador do afeto e a importância da escuta como ferramenta para a construção de relações mais humanas e acolhedoras.

O CEU das Artes está localizado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Espetáculo "As peripécias de Tulipa, Orelhinha e Pikoka no circo do Pé Vermeio" tem última apresentação nesta sexta (26)

Teatro de mamulengo e circo, o show do Núcleo Pavanelli circula pela cidade desde 29 de maio; última apresentação será no Ginásio de Esportes Prof. Jordão do Canto e Silva, no Jardim Santa Rita, a partir das 10 horas.

Núcleo Pavanelli / Divulgação

25/06/2026 |  O Núcleo Pavanelli realizou no mês de junho de 2026 uma temporada do seu novo espetáculo "As peripécias de Tulipa, Orelhinha e Pikoka no circo Pé Vermeio" em Tatuí. Esta circulação faz parte do projeto Centro de Pesquisa para o Teatro de Rua Rubens Brito, contemplado pela PNAB - Programa Nacional Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer, Prefeitura de Tatuí, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O grupo traz nessa proposta a união de duas linguagens potentes e populares: o Circo e o teatro de Mamulengo. Com direção e dramaturgia de Natália Siufi e Confecção e direção de boneco de Danilo Cavalcanti, os brincantes Marcos Brites Pavanelli, Marcos Pavanelli e Simone Brites Pavanelli, se debruçaram por um ano definindo as diretrizes da nova montagem do grupo, com encontros online, e intercâmbio entre as cidades de Jacareí, São Paulo e Tatuí.

A temporada aconteceu em territórios periféricos para um público que dificilmente faz um deslocamento para regiões centrais e essa decisão partiu de um desejo do grupo em dar continuidade ao que realizaram em São Paulo por cerca de 20 anos: um teatro democrático e acessível! A busca por equipamentos culturais nos bairros, encontra receptividade nas escolas municipais que também buscam nos artistas que são contemplados em editais, uma força extra que soma a todo esforço que os profissionais da educação vem enfrentando para minimizar as violências. Uma das apresentações foi destinada ao Recanto do Bom Velhinho também pela compreensão do grupo da importância em atender essa população invisibilizada e fragilizada.

A conclusão dessa temporada marca uma nova fase para o grupo que seguirá circulando com este espetáculo por Tatuí e outras cidades do Brasil.

Serviço:
dia 26/06/26 - 10h
GINÁSIO DE ESPORTES “PROF. JORDÃO DO CANTO E SILVA”
Projeto: TEMPO DE ACOLHER Jd. Santa Rita

Flor de Maracujá leva forró vibrante ao Arraiá da Vila Santana, em Sorocaba

Show promete colocar o público para dançar ao som de clássicos e releituras do gênero

Do Cruzeiro do Sul, com edição do DT

Banda Flor de Maracujá é formada por jovens musicistas de Tatuí
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

SOROCABA, 23/06/2026 às 22h13 |  Uma das principais atrações da 1ª Festa Junina do Pé Vermeio Bar, neste domingo (28), será o grupo Flor de Maracujá, formado por jovens musicistas de Tatuí que vêm conquistando espaço na cena cultural da região com uma proposta que valoriza as raízes do forró.

O show ocorre durante o Arraiá da Vila Santana e promete colocar o público para dançar ao som de clássicos e releituras do gênero. O grupo é formado por Pietra Barbosa (voz e triângulo), Geovana Domingos (guitarra), Geovana Job (escaleta) e Bianca (zabumba), instrumentistas que compartilham a formação no Conservatório de Tatuí e experiências acumuladas em diferentes palcos e espaços culturais da cidade.

A apresentação integra a programação que busca resgatar o clima das antigas quermesses de bairro, oferecendo um ambiente acolhedor para famílias e apreciadores da cultura regional.

Além do show do Flor de Maracujá, a programação contará com discotecagem do DJ João JR e apresentação do sanfoneiro Caio. O cardápio reúne sabores tradicionais das festas juninas, como lanche de pernil, sopa de cebola, quitutes à base de milho, vinho quente e quentão.

O evento será das 14h às 21h, em espaço aberto na rua João Nascimento, 491, na vila Santana. A entrada é gratuita. 

CAPS AD promove evento com música, literatura e feira solidária na sexta-feira (26)

Programação acontece a partir das 13h e reúne apresentações artísticas, premiação literária, contação de histórias e atividades de convivência abertas à comunidade.


23/06/2026 às 14h43 |  O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado na avenida Zilah de Aquino, 1.310, no bairro Valinho, contará com um evento cultural nesta sexta-feira (26/6) a partir das 13h. A programação está recheada de atrações voltadas a arte, literatura, música e convivência, valorizando a produção artística e os espaços de participação coletiva.

Às 13h, será realizada a abertura e recepção dos participantes, e às 13h10, acontece a primeira apresentação musical, com um especial do Conservatório de Tatuí. Às 14h, ocorrerá um momento de valorização das produções artísticas literárias, com a leitura das obras premiadas, e às 14h20, a premiação do concurso literário, com entrega dos certificados e reconhecimento dos autores participantes.

Para encerrar a troca artística, às 15h o evento contará com a contação de histórias com a atriz, diretora, cantora e escritora Fernnanda Kézia, um momento reservado de encontro com a literatura por meio da escuta e das narrativas.

Além de tudo, a Feirinha CAPS estará disponível durante todo o evento, contando com venda de hortifrúti da horta orgânica, um brechó solidário de roupas, e a venda de cuscuz e arroz doce.

A Prefeitura de Tatuí e o CAPS AD convidam familiares dos usuários e a comunidade para um encontro de cultura, lazer e acolhimento, reforçando vínculos, promovendo a integração social e valorizando a expressão artística como ferramenta de cuidado e convivência.

Dois homens armados são presos após tentativa de roubo a casa em Tatuí

A GCM de Tatuí foi acionada pelo proprietário do imóvel, no Jardim Lucila. A dupla tentou fugir, mas foi contida.

Por g1 Itapetininga e região com copidesque do DT

Foram apreendidos joias, cartões bancários, dinheiro, uma arma e um facão
Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação

25/06/2026 13h03 - Dois homens foram presos suspeitos de tentar invadir e roubar uma residência no Jardim Lucila, em Tatuí (SP), na terça-feira (23).

De acordo com a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada pelo proprietário do imóvel, que pediu socorro relatando a presença dos dois homens armados na casa dele.

Durante a abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos. Com os suspeitos, foram encontrados R$ 774 em espécie, diversas joias, cartões bancários, um facão, uma pistola calibre 9 mm com a numeração suprimida e um carregador contendo três munições intactas.

A vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com um ferimento na mão esquerda. Os suspeitos foram encaminhados à UPA e, em seguida, à Central de Flagrantes.

terça-feira, 23 de junho de 2026

GCM de Tatuí recupera moto furtada

Ações de patrulhamento e ocorrências ao longo da semana resultaram na recuperação de veículo e apreensões de entorpecentes.


23/06/2026 às 11h13 | A Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí recuperou uma motocicleta furtada na manhã da última terça-feira (16/6), durante ação de patrulhamento. O veículo havia sido subtraído no Jardim Tóquio e foi localizado cerca de uma hora depois, na Vila Jurema, escondido em área de vegetação.

No mesmo dia, durante ações de patrulhamento, foram apreendidas 39 porções de entorpecentes e R$ 147,00 no bairro São Cristóvão. Já na noite de quarta-feira (17/6), no bairro Tanquinho, uma ocorrência relacionada à denúncia de furto de celular resultou na apreensão de mais de 600 porções de drogas, além de outros objetos.

Na tarde de quinta-feira (18/6), em patrulhamento preventivo na Vila Angélica, dois indivíduos foram abordados após suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Na ação, foram apreendidos mais de 50 pinos de cocaína e 19 pedras de crack.

No domingo (21/6), durante patrulhamento na Vila Brasil, em um ponto já conhecido por ocorrência de tráfico, a equipe da GCM abordou dois indivíduos em atitude suspeita. No local, foram localizados 42 pinos de cocaína, 13 porções de maconha, 14 porções de crack e outros objetos.

Balanço operacional da GCM na última semana

No período de 15 a 21 de junho, a Guarda Civil Municipal de Tatuí realizou 71 abordagens a pessoas e 8 abordagens a veículos. No combate à criminalidade, foram registrados 6 flagrantes, incluindo 5 ocorrências de tráfico de entorpecentes e uma ocorrência de violência doméstica, ameaça ou lesão corporal.

As ações resultaram na apreensão de 545 porções de cocaína, 96 porções de maconha, 122 porções de crack, 52 porções de dry e 15 tubos de lança perfume. No período, também foram efetuadas 10 prisões, sendo 8 homens e 2 mulheres.

Nas ocorrências não criminais, a GCM registrou 38 atendimentos, entre eles: 3 ações de policiamento preventivo, 8 apoios a outras instituições, 17 averiguações de atitudes suspeitas, 5 ocorrências envolvendo veículos, 3 capturas de procurados e 2 atendimentos relacionados a sinistros de trânsito.

Projeto Femininas Harmônicas é a atração do Música Na Praça no sábado (27)

Apresentação gratuita do duo Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves reúne gêneros da música popular brasileira e valoriza o protagonismo feminino na música.


23/06/2026 às 15h58 |  Tatuí recebe, neste sábado (27/6), às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do tradicional projeto “Música na Praça”. Nesta edição, o público poderá prestigiar a apresentação do projeto “Femininas Harmônicas: Mulheres que Marcam o Som”, protagonizado pelo duo de violões formado pelas musicistas Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves.

Com um repertório que percorre gêneros marcantes da música popular brasileira, como choro, xote, maxixe e canções, a apresentação propõe um momento de encontro entre arte, cultura e reflexão, destacando a presença e o protagonismo feminino na música e nas artes. O projeto reafirma a importância da valorização das mulheres no cenário cultural contemporâneo, aproximando os espectadores de produções artísticas conduzidas por mulheres com trajetória consolidada.

Juliana Oliveira e Josiane Gonçalves são violonistas e professoras do Conservatório de Tatuí, reconhecidas por suas atuações artísticas e pedagógicas no Brasil e no exterior. O projeto “Femininas Harmônicas: Mulheres que Marcam o Som” foi contemplado pelo Edital Maria Ruth Luz, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura da Estância Turística de Tatuí.

A apresentação também contará com acessibilidade em Libras, por meio da participação da intérprete Bianca Osório, ampliando a inclusão e garantindo maior acesso do público à atividade cultural.

Viagem Literária 2026 chega a Tatuí no dia 18 de agosto

Programação acontece nos meses de agosto e setembro com o tema “Mulheres da Literatura”.


23/06/2026 às 14h31 |  A Biblioteca Pública Municipal “Brigadeiro Jordão” convida a população a participar das atividades que compõem a 18ª edição do Viagem Literária, programa do Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB), que chega em 2026 nos meses de agosto e setembro com o tema “Mulheres da Literatura”.

Reunindo escritoras e artistas cujas trajetórias, linguagens e visões ampliam e renovam a cena literária contemporânea, a programação integrará a Programação Estadual de incentivo à leitura, formação de leitores e valorização da produção literária feminina.

A participação é gratuita, e a primeira atividade será realizada no dia 18 de agosto de 2026, com a participação da dupla Mandingueiras da Pracinha, formada por Paula Castro e Camila Signorini. As apresentações acontecerão às 9h e às 14h, na Biblioteca Pública Municipal “Brigadeiro Jordão”.

Há nove anos atuando com narrações de histórias, brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas, as artistas desenvolvem um trabalho fundamentado na capoeira Angola, na cultura popular brasileira e na tradição oral, compartilhando repertórios que valorizam a memória, a imaginação e os saberes populares.

Já no dia 22 de setembro de 2026, a biblioteca receberá a escritora Silvana Tavano, autora de mais de 30 livros de literatura infantil e juvenil publicados no Brasil e no exterior. O encontro com a autora acontecerá às 14h, aberto ao público. Haverá também uma sessão especial às 9h, destinada a estudantes de uma escola pública parceira, que será divulgada mais próximo ao evento.

Silvana Tavano é vencedora do Prêmio Jabuti, com a obra “Sonhozzz”, e do Prêmio Oceanos, com “Ressuscitar mamutes”, livro que também foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Sua produção é reconhecida por unir imaginação, sensibilidade e temas contemporâneos, aproximando leitores de diferentes gerações.

A Biblioteca Pública Municipal Brigadeiro Jordão está localizada na Praça Martinho Guedes, nº 12, no Centro de Tatuí.

PAT de Tatuí faz Mutirão de Empregos no dia 1º de julho

Mesmo quem já possui cadastro no PAT, é obrigatório realizar a nova inscrição para o Mutirão.


23/06/2026 às 14h37 |  Mais de 100 vagas estarão disponíveis durante o Mutirão de Empregos promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) - órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação -, em parceria com as empresas Yazaki do Brasil, Santista, Grupo BT, Strufaldi, Sylvestre e Restaurante Emilio. A ação acontecerá no dia 1º de julho (quarta-feira), das 10h às 16h.

Entre as oportunidades oferecidas estão vagas para:
  • operador de empilhadeira, 
  • operador de máquinas, 
  • mecânico de manutenção, 
  • eletricista de manutenção, 
  • auxiliar administrativo, 
  • profissionais das áreas de produção e logística, 
  • cozinheiro (a) e 
  • auxiliar de vendas, além de 
  • vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

Os salários iniciais são de até R$ 3.300,00 mais benefícios, e as inscrições para participar da seleção estarão disponíveis até o dia 30/6. Mesmo quem já possui cadastro no PAT, é obrigatório realizar a nova inscrição para o Mutirão.

Para participar basta se dirigir até o PAT de Tatuí, que está localizado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro (antigo Alvorada Clube), e atende de segunda a sexta-feira das 10h às 16h.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ciclista morre após ser atropelado na SP-127 em Tatuí

Vítima atravessava a SP-127 empurrando a bicicleta quando foi atingida por um carro; motorista sofreu ferimentos leves

Do Cruzeiro do Sul, com edição do DT

As causas do acidente serão apuradas / Divulgação/Artesp

22/06/2026  08h02 |  Um ciclista morreu após ser atropelado na noite deste domingo (21) na Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Tatuí. O acidente ocorreu por volta das 18h59, no quilômetro 113. A ocorrência foi finalizada às 22h35.

De acordo com informações apuradas, o ciclista atravessava a rodovia empurrando a bicicleta, deslocando-se do canteiro central em direção ao acostamento, quando foi atingido por um veículo que seguia no sentido capital. O motorista não teria conseguido frear ou desviar a tempo.

Após o atropelamento, o veículo também colidiu com a bicicleta. O ciclista morreu no local. Já o condutor do automóvel sofreu ferimentos leves.

A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia e o corpo da vítima foi removido por uma funerária por volta das 22h35. Durante o atendimento da ocorrência, houve interdição temporária da faixa 2 e da faixa de aceleração da rodovia. Não foram registrados congestionamentos.

A ocorrência foi registrada pela concessionária SPVias e as causas do acidente serão apuradas.

Ação "UBS de portas abertas" realiza mais de mil atendimentos no Santa Rita

A iniciativa reuniu serviços gratuitos, atividades para crianças, atendimentos voltados às mulheres e vacinação de animais.


22/06/2026 às 16h31 |  A ação “Unidade de Portas Abertas”, realizada no último sábado (20/6) na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, contou com uma ampla mobilização de serviços de saúde, bem-estar e lazer, além de palestras e vacinação de cães e gatos, com mais de 1.044 atendimentos realizados ao longo do dia.

Na área da saúde, foram realizadas vacinações, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C), aferição de pressão arterial e glicemia, eletrocardiograma, massoterapia e atendimentos de pós-consulta. Ao todo, essas ações contemplaram cerca de 140 testes e 117 atendimentos especializados. Também houve orientações em saúde mental, alcançando 22 pessoas, e atendimentos farmacêuticos que beneficiaram moradores da região.

As mulheres receberam atenção especial, com serviços voltados à saúde feminina, incluindo exames preventivos como Papanicolau, solicitação de mamografia e palestras sobre temas como contracepção, reunindo cerca de 146 participantes. Em paralelo, mais de 30 mulheres também participaram de ações de autocuidado, com corte de cabelo, esmaltação e maquiagem.

A programação contou ainda com atividades recreativas para aproximadamente 50 crianças, garantindo um ambiente mais leve e acolhedor para as famílias presentes. O Odontomóvel também integrou a iniciativa, com dezenas de atendimentos e palestras educativas sobre saúde bucal.

Na área veterinária, foram aplicadas mais de 190 doses de vacinas em cães e gatos, reforçando a proteção e o cuidado com os animais de estimação.